sábado, 25 de dezembro de 2010

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Revista Huai 3 será Lançada na Casa Ziraldo de Cultura


Revista Huai chega em sua terceira edição

Abertura de Retrospectiva do Salão de Humor e lançamento da Revista Huai fecham a programação de 2010 da Casa Ziraldo de Cultura com chave de ouro



Será lançada nesta quinta-feira, dia 23 de dezembro, às 20 horas na Casa Ziraldo de Cultura, a Revista Huai número 3, trazendo muito humor, notícias, entrevistas, artigos, informações, fotos e os desenhos dos artistas vencedores da décima edição do Salão de Humor e o registro histórico acerca da fundação da Casa Ziraldo de Cultura e gibiteca Turma do Pererê .

A noite também será marcada com a abertura da mostra de humor “Este Salão é Dez!” que apresentará uma retrospectiva dos trabalhos vencedores de cartunistas do Brasil e do exterior nas categorias charges, cartuns e caricaturas ao longo das dez edições que foram realizadas até aqui. Uma oportunidade para o público visitante apreciar trabalhos que foram destaques pela beleza plástica, técnicas apuradas, acompanhadas de mensagens, críticas e narrativas dos acontecimentos, apresentando temas pertinentes ao nosso cotidiano, tudo acompanhado por uma boa dose de humor, é claro!

Editada pelo cartunista Edra, a Revista Huai sempre conta com a participação de grandes nomes do nosso humor gráfico de vários estados e desta vez conta o talento de Biratan (PA), Bira Dantas (SP), Érico (MA), Ferreth (RJ), Jota A (PI), Leite (MG), Manohead (SC) e Wagner Passos (RS), além de bate papo sobre salões com Angeli e artigos assinados pelo Dr. Eugênio Maria Gomes (presidente da MAC – Movimento Amigos de Caratinga), pelo jornalista Maurício Lara ( jornal Estado de Minas), a escritora Marilene Godinho e pelo artista e pesquisador Zé Roberto Graúna (RJ).

A capa da revista é a caricatura do cantor caratinguense Agnaldo Timóteo, grande homenageado do Salão de Humor do ano passado, como caricatura temática do concurso vencida pelo Camaleão (Mariana/MG)



segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MAC - Movimento Amigos de Caratinga

MAC - Movimento Amigos de Caratinga, em pé: Beatriz, Sr. Quinzinho, Adilson, Sebastião, Eugênio, Paulo Sérgio e Edra; Sentados: Neyde, Lígia, Heloísa, Marília e Marilene Godinho.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Lançamento "A República do Silêncio", Amanhã na Casa Ziraldo de Cultura

Escritor Flávio Mateus lança livro “A República do Silêncio
Uma das novidades da nova edição, segundo o autor, é a presença de Machado de Assis narrando às histórias acontecidas em Manhuaçu na imprensa da época. O nome deriva do silêncio que se instalou sobre a história de Coronel Serafim Tibúrcio da Costa, líder do movimento que levou à independência de Manhuaçu. O escritor Flávio Mateus dos Santos vai lançar nesta próxima quinta-feira (09), às 19 horas, na Casa Ziraldo de Cultura, a 2ª edição do livro “A República do Silêncio”. Uma das novidades da nova edição, segundo o autor, é a presença de Machado de Assis narrando às histórias acontecidas em Manhuaçu na imprensa da época. Documentos originais enviados ao escritor por um juiz aposentado do Rio de Janeiro comprovam o ocorrido.
O livro “A República do Silêncio” do escritor, historiador e Mestre em História Social pela Universidade Severino Sombra (USS), de Vassouras, localizada no estado do Rio de Janeiro, é baseada na dissertação de mestrado do autor. A obra conta detalhadamente a história do período em que o município de Manhuaçu declarou a independência.
O nome deriva do silêncio que se instalou sobre a história de Coronel Serafim Tibúrcio da Costa, líder do movimento que levou à independência de Manhuaçu. Flávio ressalta que a reescritura do livro foi um pouco mais trabalhosa. De acordo com o autor, foi preciso comprovar a veracidade dos documentos históricos reunidos pelo historiador logo após a 1ª edição.
Uma curiosidade apurada pelo escritor presente na obra é com relação a uma moeda própria criada durante o período da história da República de Manhuaçu por Coronel Tibúrcio. A moeda se chamava Boró, que em Tupi- Guarani significa “Peso”. Segundo Flávio, a Polícia Civil do Estado de Minas Gerais fez uma perícia e confirmou a assinatura cunhada pelo coronel. O historiador convida a todos para prestigiá-lo no dia do lançamento do livro.



sábado, 4 de dezembro de 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Casa Ziraldo de Cultura. Um Ano de Sucesso

A Casa Ziraldo de Cultura, inaugurou o seu espaço em 27 de novembro de 2009, contando com a presença de seus dois filhos mais ilustres Agnaldo Timóteo e Ziraldo, entre autoridades e grande público. Abrilhantaram também a festa, integrantes da Turma do Pererê:  Alan Viggiano (DF); Moacir Viggiano (SC), Geraldinho (RJ), Nogueira (Araxá – MG), Galileu e Pedro Vieira (BH) e cartunistas e jornalistas que atuam no mercado editorial como: Gualberto Costa e Raphael Fernamdes (SP);Amorim, Ferreth, Souza, Glen, Nei Lima e Zé Roberto Graúna (RJ); Santo (Gov. Valadares), Márcio Leite (Site Brazilcartoon / Montes Claros) e Jorge Inácio (Ipatinga).
No dia 4 a 13 de dezembro do mesmo ano, foi realizado o primeiro evento no espaço: o 10º Salão Internacional de Humor de Caratinga. A partir daí, vêm acontecendo sistematicamente vários outros, dos mais diversificados, abrangendo distintos segmentos da nossa cidade
Foi preciso antes, um trabalho de muitos contatos levando e buscando propostas de eventos, mostrando os mecanismos e informações da dinâmica do novo espaço cultural e sua principal meta. “E para não deixar buraco na programação diante da falta de algum evento, a gente mesmo se incumbiu de promover algumas exposições”, explica o cartunista Edra, idealizador e Diretor da Casa Ziraldo de Cultura.
Levando entretenimento, conhecimento, resgatando nossa história, externando nossos valores e abrindo oportunidades de forma democrática a artistas, escritores, entidades, rede de ensinos, entre outros, a Casa Ziraldo de Cultura ao completar seu primeiro ano de atividades, desponta efetivamente como um novo centro de fomentação cultural no cenário brasileiro, servindo de alavanca às nossas manifestações sociais e culturais, valendo-se de mais um atrativo turístico para a cidade de Caratinga, que já conta com o monumento do Menino Maluquinho.