sábado, 20 de novembro de 2010

Edra - A Importância da Casa Ziraldo Para Caratinga



Depoimento do cartunista Edra sobre a importância da Casa Ziraldo de Cultura e a realização do 10º Salão Internacional de Humor de Caratinga.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Confira Aqui a Exposição da "Pingo de Gente"



Maquetes, fotografias, jornais, objetos antigos, informações e muita criatividade podem ser vistos até a próxima sexta-feira, dia 19, na exposição da Escola Pingo de Gente na Casa Ziraldo de Cultura

terça-feira, 16 de novembro de 2010

ZÉLIO: 50 Anos de Uma Aventura Visual

Livro fala sobre os 50 anso de profissão do artista
Ilustrador, pintor, jornalista, cartunista, escritor, Zélio Alves Pinto tem sua trajetória apresentada no livro Zélio: 50 Anos de Uma Aventura Visual (Barbosa Lima Editores), que será lançado hoje (terça-feira, 16/11), às 18h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional. De autoria do crítico de arte Enock Sacramento, a edição, bilíngue, já se inicia com prefácio do ilustre irmão do homenageado, Ziraldo - o criador do célebre personagem Menino Maluquinho.
No texto afetuoso, "Impressões Fraternas", ficamos sabendo que Zélio, o terceiro "Z" dos filhos da família Alves Pinto (ainda há Ziralzi e outros mais, com nomes com outras letras), era o queridinho de todos por suas ousadias e sua criatividade.
O livro, pela narrativa analítica de Enock Sacramento, perpassa de forma cronológica a "aventura visual" de Zélio (nascido em 1938 em Conselheiro Pena, Minas Gerais), desde sua infância até os dias de hoje. A história se inicia com os "primeiros anos" do artista para depois seguir, década a década, a trajetória de Zélio ao longo de 180 páginas e por meio de 445 reproduções de suas obras.
Cartuns e pinturas. Se nos anos 1960 (depois de estada em Paris) e 1970 Zélio se notabilizou, principalmente, por sua linguagem cartunística na "turbulência de múltiplas atividades jornalísticas" no Rio e São Paulo, como afirma Sacramento - tendo como destaques desse período a ilustração, em 1976, para uma capa da consagrada revista suíça Graphis e ainda publicações de charges e cartuns no Estado e no Pasquim, por exemplo -, a partir da década de 1980 é a pintura que se torna a protagonista das criações do artista.
No "novo milênio", título do último capítulo do livro, Zélio faz um caminho de ida e volta entre a figuração e a abstração. "Zélio não tem compromisso com séries bem definidas, voltando frequentemente a pesquisas e temas anteriormente desenvolvidos", escreve o crítico.

Camila Molina - O Estado de S.Paulo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Feira de Arte na Casa Ziraldo de Cultura

Na Casa Ziraldo de Cultura, a Escola Pingo de Gente apresenta em sua Feira de Arte a exposição "Caratinga Ontem, Hoje e Amanhã" no período de 16 a 19 de novembro de 2010

sábado, 13 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Secretaria de Cultura. Festa de Inauguração

Banda de Música Santa Cecília

Discerramento da placa de ianuguração pelo Prefeito João Bosco, a primeira dama Julimara, Secretário de Obras, Sérgio e o Secretário de Cultura, Juarez

Apresentação da banda de Sanfoneiros

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

E.E. Menino Jesus de Praga - Destaque Brasil

Vamos acompanhar e torcer através da transmissão ao vivo pelo Canal Futura as 16 horas.
Nós caratinguenses já consideramos a Escola um destaque nacional. Parabéns!!

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Humor Contra o Aquecimento Global

O cartunista caratinguense Edra, é um dos co-autores do livro

A proposta do livro “Aquecimento Global em cartuns” é dar um alerta para a vida, no qual os cartunistas terão o desafio de mostrar o risco que o planeta e a humanidade correm. Desta forma, os autores participantes são convidados a fazer um traçado sobre as consequências do aquecimento global, e assim, despertar a sociedade para a seriedade do problema.

Os cartuns abordam a questão do aquecimento global com bom humor e bastante irreverência que visa expressar, através do humor gráfico, um alerta sobre a importância da preservação ambiental em nosso planeta.

O cartunista Léo Valença desenvolveu o projeto do livro em parceria com o portal Brazil Cartoon, que realizou um processo de seleção de cartunistas, onde foram selecionados 25 trabalhos inscritos para a publicação.

A coletânea visa criar um espaço de divulgação de novos talentos do humor gráfico e desenvolver uma reflexão sobre a questão do aquecimento global.

Cada cartunista selecionado e autor participante da publicação contribui com um cartum que ele desenvolveu sobre o tema. Os autores participantes são: Léo Valença, Leite, Jottas, Da Costa, Jorge Barreto, Alex Larcher, J. Bosco, Waldez Duarte, Alan Souto Maior, José Alves Neto, Casso, Ferreth, Kampos, Lederly Mendonça, Jota A, Lex Franco, Gustavo Oliveira, Bira Dantas, Marcelo Rampazzo, Melo, Marcos Noel, Adriano Louzada, Moises Macedo, Max e Edra.

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora POD